Área de Interesse Notícias
18 de agosto de 2017 Teste XGEN identifica simultaneamente diversos vírus causadores de encefalite
A encefalite pode ter muitas causas. Realizar um diagnóstico preciso para oferecer o melhor tratamento ao paciente é, muitas vezes, uma tarefa difícil. Apesar de não ser um quadro comum, de 5 a 10 casos por 100.000 habitantes, a encefalite apresenta uma alta taxa de morbidade e mortalidade. O quadro infeccioso pode evoluir rapidamente causando um desfecho fatal ou, em grande parte dos casos, deixar sequelas graves como dificuldades motoras, cognitivas e comportamentais.

O tempo e o diagnóstico precoce da encefalite são fatores fundamentais na garantia da qualidade de vida do paciente. A doença pode ser causada por diversos agentes como vírus, bactérias, fungos, parasitas ou até mesmo ser autoimune. As mais frequentes são as encefalites virais pertencentes aos grupos dos herpesvírus e enterovírus.

A maioria dos pacientes com encefalite viral apresenta febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito, seguido de consciência ou comportamento alterados e convulsões. Os sintomas são muito parecidos com os da meningite e devido à estrutura do sistema nervoso central (SNC), algumas vezes a meningite pode estar associada à encefalite, ocasionando episódios de meningoencefalite.

Evolução do Diagnóstico ? PCR em tempo Real Multiplex

A evolução no diagnóstico tem se mostrado crucial na identificação dos agentes causadores de encefalites, possibilitando administrar o tratamento adequado no tempo oportuno. Neste sentido, os testes moleculares como a PCR em tempo Real (qPCR) têm se mostrado extremamente eficientes apresentando maior sensibilidade e rapidez no diagnóstico.

O exame de qPCR através de amostra de LCR (líquido cefalorraquidiano) e sangue permite o diagnóstico da infecção viral evitando que o paciente seja tratado desnecessariamente com agentes antimicrobianos. A investigação por este método pode se dar através dos testes para identificação individual dos vírus. O HSV1, por ser o mais comum, é o principal vírus a ser pesquisado. O enterovírus é habitualmente incluído por ser causa frequente de meningite viral. Nos pacientes imunodeprimidos, a qPCR para EBV e para CMV também são inseridos.

Entretanto a metodologia de PCR Multiplex vem ganhando espaço por conseguir realizar a detecção de diversos vírus relacionados à encefalite através de um único teste. O kit XGEN para diagnóstico de encefalites consegue realizar a detecção de até 9 patógenos em até 2h30 na mesma reação.

Além de permitir que os principais agentes causadores sejam identificados por testes de alta especificidade e sensibilidade, o kit XGEN possibilita que os resultados estejam disponíveis muito mais rápidos do que exames realizados por métodos tradicionais, diminuindo o tempo e custo de internação, priorizando também o bem-estar do paciente.

Vírus identificados simultaneamente pelo Kit XGEN Multiplex Neuro 9:

? Herpes simplex 1 e 2 (HSV1 e HSV2)

? Adenovírus humano (HAdV)

? Citomegalovírus (CMV)

? Vírus Epstein-Barr (EBV)

? Vírus Varicela-Zoster (VZV)

? Parecovírus humano (HPeV)

? Eritrovírus B19 (B19)

? Herpesvírus humano 6 e 7 (HHV6 e HHV7)

? Enterovírus (EV)

As vantagens da utilização da PCR em tempo real 

A técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction ? Reação em Cadeia da Polimerase) consiste basicamente na amplificação in vitro usada para aumentar o número de cópias de uma região de DNA, a fim de produzir DNA suficiente para análise adequada.

A PCR em Tempo Real é uma variação na técnica da PCR, a qual permite que a amplificação e detecção ocorram simultaneamente e o resultado é visualizado em Tempo Real, gerando resultados sensíveis e com precisão.

? Detecção de 9 vírus simultaneamente

? Teste qualitativo que permite a avaliação de infecções causadoras de encefalites

? Precisão, especificidade e alto desempenho

? Rapidez na entrega do resultado

? Alta sensibilidade, detectando a presença do patógeno em pequenas quantidades de amostra

? Kit XGEN Multiplex NEURO 9 com registro na Anvisa (n° 80502070036)

Informações: 
Master Diagnóstica
(11) 2084-5454
vendas@masterdiagnostica.com.br

VOLTAR
Notícias Relacionadas
Master Diagnóstica é a nova parceira do NFFB - Novo Futsal Feminino Brasil
23/04/2021 saiba mais
Lançamento - Covid-19 Teste Rápido Antígeno Ag Abbott Panbio
01/10/2020 saiba mais
Consumerização da medicina: como aproveitar essa tendência?
08/07/2020 saiba mais
Nanotecnologia na saúde: como vem sendo aplicada?
08/07/2020 saiba mais
Telemedicina: tudo o que você precisa saber sobre o tema
08/07/2020 saiba mais
Para Dúvidas / Solicitações: ENTRE EM CONTATO